fbpx
aula HIIT

HIIT: Menos tempo, Mais resultado

Imagine se fosse possível fazer menos tempo de aeróbico para obter resultados muito melhores? Bom demais pra ser verdade?

Pois é isso mesmo que o HIIT proporciona. A sigla vem do termo em inglês, que significa Treinamento Intervalado de Alta Intensidade. Com treinos curtos e intensos, o método melhora significativamente a aptidão cardiovascular e resistência física, mas sua principal característica é a efetividade na queima de gordura.

A variação de intensidade trabalhada nas aulas resulta numa alternação na frequência cardiaca, acelerando o metabolismo e interferindo na queima de gordura por até 48 horas depois da atividade. Por conta disso, é possível obter resultados incrivelmente relevantes com apenas 15 a 20 minutos 3 vezes na semana.

O mais legal é que o HIIT é apenas uma metodologia, e por conta disso pode ser aplicado em diversas atividades como a corrida, bike, funcional e até mesmo escada. Em vez de realizar a atividade em ritmo constante, você vai fazer o exercício em intensidade máxima por um curto período de tempo, intercalado com períodos de descanso.

E o melhor de tudo é que funciona. Não é brincadeira nem milagre. O treino é curto mas é realmente puxado, tem que estar disposto a dar o máximo de si.

Para ajudar você a se convencer, listamos alguns pontos interessantes para aderir a prática do HIIT, assim como alguns pontos a levar em consideração para talvez não escolhê-lo para o seu próximo treino:

Acelera o metabolismo

Por conta da alta intensidade e variação de frequência, 15 minutos de exercício com HIIT aplicado tem a capacidade de acelerar o metabolismo e interferir na queima de gordura por horas depois de ter realizado o exercício.

Melhor uso do seu tempo

Eficácia é a palavra certa quando estamos falando de HIIT. 1/4 do tempo com resultados ainda melhores do que os convencionais.

Resistência e aptidão cardiovascular

Mesmo sendo em poucos minutos ele melhora a resistência para atividades de tempo mais logo de duração, por conta das melhorias no Vo2max, que é a capacidade máxima que o seu organismo consegue aproveitar de oxigênio inspirado quando está em um nível intenso de atividade, fazendo com que você suporte mais tempo realizando determinado exercício antes de ficar “sem fôlego”.

Versatilidade

A aplicabilidade do método em diversas modalidades e locais, dispensando o uso de equipamentos e acessórios.

Com isso em mente, leve em consideração os dois fatores abaixo antes de vir conhecer as aulas de HIIT:

  1. Alto nível de exigência e comprometimento
    Os exercícios com HIIT aplicado são intensos e exigem sua atenção total. Você terá de se concentrar ao máximo e dar o melhor de si TODOS os dias. A vantagem é que seus treinos serão sempre desafiadores e nunca monótonos. Mas não pense que você não vai ter esforço porque o tempo é menor.
  2. Eficácia no emagrecimento, não na hipertrofia
    Quer ganhar massa, fortalecer a musculatura ou melhorar a flexibilidade? Outras atividades como a musculação, funcional, pilates ou TRX devem ser consideradas.
Compartilhar
Compartilhar post no Compartilhar post no
Receba novidades e promoções da Full Life